top of page

O QUE É BIM?

O uso do BIM é um dos grandes diferenciais da ZIMMA.

Muito tem se falado a respeito do uso do BIM na construção civil, porém, no Brasil esse conceito ainda é muito abrangente e confuso.

A maioria das empresas projetistas que vendem BIM como diferencial, vendem apenas um projeto modelado em um software BIM (geralmente o Revit), não entregando toda a abrangência de informações que o BIM raiz propõe.

BIM (building information modeling) significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

Para entender melhor todas as informações que podem ser extraídas, é preciso analisar o BIM em suas 7 dimensões.

CUBO2.png

A grande diferença do 2D do mundo AutoCad para o 2D de um software BIM é a inteligência automatizada do projeto.
Em um projeto BIM, os desenhos técnicos em 2D são interligados. Um desenho feito em planta baixa gera automaticamente elevações, cortes e perspectivas. O que evita retrabalho, possíveis erros no desenho técnico e facilita o entendimento do projeto.

O 3D do mundo BIM deixa de ser apenas um modelo tridimensional esquemático e passa a ser a precisão milimétrica do que será executado em obra. É possível fazer uma análise precisa de compatibilização. A grande vantagem é evitar aditivos, perda de material, aumento de mão de obra e todas as grandes dores de cabeça que se tem quando a visão como um todo do projeto é menor.

CUBO3.png

Após a etapa de projeto e compatibilização temos um fator muito relevante para o que será construído. O tempo. Com o BIM, é possível fazer uma simulação das fases do projeto, tornando o planejamento da obra muito mais preciso, uma vez que será possível prever quando serão feitas as entregas de equipamentos, materiais e quanto tempo levará na construção dos sistemas, tornando o cronograma da obra muito mais preciso e enxuto

CUBO4.png

Essa etapa se refere ao custo do projeto. Quando alinhado à diminuição de falhas e atrasos na obra (3D + 4D), o custo do projeto é drasticamente menor. Aqui nesta etapa é utilizada mais uma ferramenta de precisão no orçamento da obra. Sabendo que os softwares BIM são capazes de gerar quantitativos precisos do projeto sem muito esforço, conseguimos unir a precisão dos dados com insumos, mão de obra e maquinário e definir o custo do projeto a partir da biblioteca de orçamento utilizada pelo cliente.

CUBO5.png
CUBO6.png

Esta dimensão é referente aos aspectos de gestão e manutenção das edificações e suas instalações, durante todo o seu ciclo de vida. Podendo assim prever desde a necessidade de retrofit em instalações de A.C. até mesmo a manutenção periódica de maquinários de produção. Ainda, do ponto de vista de obras residenciais é nessa dimensão que a NBR 15 575 se enquadra, cujo cumprimento é obrigatório para todos os empreendimentos residenciais.

Nesta próxima dimensão do BIM enquadra-se a sustentabilidade, no quesito de projeto, pode-se obter as estimativas de consumo e gastos com energia elétrica ainda no começo do seu desenvolvimento, o que permite criar medidas para reduzir este consumo com soluções diversificadas de iluminação e ar condicionado ou ainda prever a utilização de energias renováveis para aquecimento de água e afins, também gerando relatórios necessários para obtenção da certificação LEED.

CUBO7.png
bottom of page